Aproximação Facial

pinus pinaster, pinha pinheiro bravo, ilustracao cientifica, ilustracao botanica
pugettia producta, caranguejo kelp, ilustracao cientifica, ilustracao zoologica
eritrocitos, leucocitos, ilustracao medica, ilustracao cientifica
reconstrucao facial, aproximacao facial, osso, tecidos moles, arte forense
buckminster fuller, arte narrativa, ilustracao narrativa
romã, ilustracao cientifica, diario grafico, caderno campo

O Projeto Coleção Osteológica Luís Lopes consistiu num estudo cego, para o qual foram realizadas quatro aproximações faciais com base na análise e interpretação de quatro crânios (A, B, C and D) provenientes da Coleção Osteológica Luís Lopes do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa.

A Coleção possui fichas individuais de identificação que, no caso dos indivíduos selecionados, incluem os respetivos retratos antemortem. Estas imagens foram reveladas somente após a conclusão das aproximações,

proporcionando a rara oportunidade de se avaliar o grau de exatidão das faces construídas, através de comparação direta entre as aproximações e as fisionomias originais, e de um questionário criado com propósito de analisar a capacidade das mesmas estimularem a identificação correta dos respetivos indivíduos.

Os resultados sugerem que o crânio é, em certa medida, a estrutura-mãe responsável pelo carácter único de cada rosto e que é possível elaborar-se uma fisionomia suficientemente próxima da original, que permita desencadear os processos de reconhecimento.

Os seguintes vídeos resumem as principais etapas da elaboração das aproximações: (1) restauro dos fragmentos ósseos e remodelação das áreas em falta; (2) estudos preliminares bidimensionais; (3) modelação dos principais grupos musculares da cabeça; (4) demarcação dos limites externos do rosto pela aplicação de marcadores de profundidade dos tecidos moles; (5) dedução dos caracteres aparentes através do recurso a metodologias próprias; (6) comparação final com os retratos antemortem de cada indivíduo. 

Indivíduo A

Indivíduo B

Indivíduo C

Indivíduo D

ilustração científica, arte forense, aproximação facial, reconstrução facial, Luis de Castro do Rio, Loures

Luís de Castro do Rio

Voltar Acima

All website content is exclusive property of Filipe Franco (unless otherwise indicated). No part may be copied, published, altered or adapted in any way without prior written consent.

O conteúdo do website é propriedade exclusiva de Filipe Franco (salvo indicação contrária). Nenhuma parte poderá ser copiada, publicada, alterada ou adaptada sem consentimento prévio por escrito.

 

  • LinkedIn Black Round
  • Pinterest Black Round
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram

Website design by Projecto Selva

| Lisbon, Portugal